TIC e Tecnologias de Apoio

2012

A realização de atividades educativas ou exercícios em papel com alunos com Necessidades Educativas Especiais afigura-se, frequentemente, como uma tarefa de difícil implementação, quer pela problemática da acessibilidade que surge em alunos com deficiência, quer pela desmotivação pela utilização de um método convencional  e monótono. Um modo de promover a participação dos alunos passa pela transposição de atividades e exercícios para formato digital. O recurso às TIC e às Tecnologias de Apoio pode permitir uma melhor participação e adesão dos alunos com e sem NEE.



- COMO FUNCIONA O COMPUTADOR?


Neste contexto, esta página pretende apresentar alguns tópicos de maior interesse sobre o uso das TIC e das Tecnologias de Apoio, nomeadamente, ferramentas gratuitas que nos permitem produzir materiais específicos às necessidades de cada aluno ou, mesmo, adaptar os já existentes.

Para isso, apresentarei links diversos do blogue euiastic  que surgiu da necessidade de recapitular, consolidar e refletir sobre os conteúdos aprendidos ao longo da ação de formação As TIC e as Tecnologias de Apoio na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais, pelo que toda a informação teórica nele contida, tirando as reflexões pessoais e outros conteúdos por mim selecionados e devidamente referenciados, é da autoria ou foi compilada pelo respetivo formador da Universidade de Aveiro, Dr. Jaime Ribeiro.

 

Consultar:

  1. Criação de atividades educativas com ferramentas de produtividade:Criar uma Tabela de Comunicação em ppsx
  2. Criação de atividades educativas com ferramentas de produtividade: RoboBraille converte para Braille e voz via e-mail
  3. Quadros Interativos Multimédia: software ActiveInspire
  4. Software de criação de Símbolos de Comunicação: Boardmaker
  5. Software de criação de Símbolos de Comunicação: PictoSelector
  6. PictoSelector: tutoriais
  7. Construção de Atividades Educativas Interativas com JClic
  8. Acessibilidade do Windows XP
  9. Sistemas Integrados de Comunicação Aumentativa e acesso ao computador: Grid 2 com Biblioteca de Símbolos SPC














Sem comentários:

Enviar um comentário