quinta-feira, 28 de novembro de 2013

As histórias viajam!

A Biblioteca da E.B. Padre Donaciano Abreu Freire, levou o Projeto "As histórias viajam" aos alunos da E.B. de Santo Amaro. A exploração de duas histórias infantis foram o ponto de partida para as atividades que se seguem.

A Princesa que bocejava a toda a hora
Trabalho do aluno Adriano Monteiro, 3º ano da E.B. de Santo Amaro
O Pinto Careca
Era uma vez um pinto careca que andava à procura de riqueza. Um dia, o pinto encontrou umas moedas de ouro e decidiu ir dá-las ao rei.
Encontrou um rio e disse:
- Sai já daí pois quero passar!
Como o rio não se afastou, o pinto engoliu-o.
Mais à frente, encontrou uma coruja e disse:
-Voa já daí pois quero passar!
Como a coruja não voou, o pinto engoliu-a inteira.
Mais tarde, encontrou um pinheiro e disse:
-Sai já daí pois quero passar!
Como o pinheiro não saiu do caminho, o pinto engoliu-o inteiro.
Por fim, encontrou uma raposa estendida ao sol e disse:
-Sai daí pois quero passar!
Como a raposa não se mexeu, o pinto engoliu-a inteira.
 Por fim, chegou ao castelo para dar a riqueza ao rei.O rei achou que podia ficar com as moedas e ainda comer o pinto. Então, o rei mandou prender o pinto no galinheiro. Lá fechado, o pinto cantou «Qui ri qui qui, quero as minhas moedas aqui». Ao abrir tanto o bico, saiu de lá a raposa que comeu as galinhas e o pinto ficou livre.
O rei não estava nada contente e mandou prendê-lo no louceiro. Mais uma vez o pinto cantou «Qui ri qui qui, quero as minhas moedas aqui». Ao abrir tanto o bico, saiu de lá  o pinheiro, deixando o pinto livre.
Furioso, o rei mandou  prender  o pinto no pote do azeite. De novo o pinto cantou  «Qui ri qui qui, quero as minhas moedas aqui».Como abriu tanto o bico saiu de lá a coruja que bebeu o azeite todo, salvando  o pinto de se afogar.
Já sem paciência,o rei mandou acender o fogo para cozinhar o pinto. Como de costume, o pinto cantou   «Qui ri qui qui, quero as minhas moedas aqui» e logo a água do rio apagou o fogo. E não ficou por ali. Na verdade, o rio inundou o palácio e o rei ficou cheio de medo.
Como não queria morrer, o rei devolveu imediatamente as moedas ao pinto que as gastou numa grande viajem pelo mundo fora, na companhia  da raposa, da coruja e do pinheiro, até este último ganhar raízes.   
Rúben Matos, 4º ano, E.B. de Santo Amaro

Trabalho do aluno Diogo Almeida, 2º ano, EB de Santo Amaro
Objetivos: Desenvolver a comunicação compreensiva e expressiva.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Regular comportamentos

A minha intervenção ao nível comportamental passou, neste caso, por dialogar com o aluno sobre as consequências das suas atitudes no recinto escolar, nomeadamente na hora do recreio. Seguidamente o aluno redigiu os comportamentos a evitar por motivos de segurança:

- Não atirar pedras
- Não empurrar ou bater nos outros
- Não brincar junto das caixas de esgoto
- Não sair da escola sem autorização

Trabalho do aluno Paulo Cardão, 4º ano, Centro Escolar de Salreu

Objetivos: promover a compreensão de regras de segurança e de convivência social com vista a uma maior autonomia pessoal e social.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vamos rimar!

A lenda de S.Martinho

S. Martinho num dia chuvoso,
Lá foi ele no seu cavalo grandioso.
Lá ao fundo estava um mendigo,
Cheio de fome e sem abrigo.

S. Martinho cortou a capa ao meio
Para dar metade ao mendigo
E o que restou, S. Martinho guardou
Ouve bem o que te digo

Deus recompensou S. Martinho
Deu-lhe sol por um bocadinho!
Era o Verão de S. Martinho...


Miguel Varum, 4º ano, Centro Escolar de Salreu


Objetivos: desenvolver competências de escrita a partir de atividades de escrita criativa; promover a autoestima e a confiança comunicativa.

O dia de S. Martinho na minha escola



No dia de S. Martinho, de manhã, na escola, fiz os cartuchos para pôr as castanhas acabadas de sair da fogueira de caruma. Enquanto as castanhas assavam, fui jogar à bola, para o campo, com os meus amigos. Depois, fui comer as castanhas. Estavam deliciosas!
À noite, joguei ao jogo do S. Martinho com o meu irmão. Neste jogo, temos que desenhar o S. Martinho para ver quem desenha melhor. Por fim, fiz uma máscara de uma castanha para poder usar lá em casa.


Rúben Matos, 4º ano, EB de Santo Amaro

Objetivos: Desenvolver competências de escrita a partir de experiências passadas, narradas em sucessão. Promover a autoestima e a confiança comunicativa.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Bruxa Mimi


Tenho de confessar-me fã das histórias da coleção "A bruxa Mimi" e, por isso, aproveito esta altura do ano para as explorar com os meus alunos.


Nesta história, a bruxa Mimi está sempre a tropeçar ou a sentar-se em cima do Rogério, o seu gato preto, por não conseguir vê-lo. Depois de várias tentativas para solucionar o problema tudo acaba bem.




Pedi aos meus alunos que ouvissem a leitura da história com atenção para, depois, representarem, através do desenho, essas soluções encontradas pela bruxa.

                                                                    "O Rogério passou a ser verde como a relva!"
Trabalho do aluno Vítor Pintor,4º ano, Stº Amaro

                                                                                O Rogério passou a ser colorido!
Trabalho do aluno Diogo Almeida, 2º ano, Stº Amaro
Objetivos: Ouvir uma história com atenção; Contar a história ouvida por palavras suas; Representar pelo desenho uma passagem da história à sua escolha.
Áreas trabalhadas: Atenção, Memória, Comunicação compreensiva e expressiva, Motricidade fina.