terça-feira, 22 de novembro de 2011

DISPARATES... por Ana M. e Frank P.


"Em Educação Especial, estive, com  o meu colega Frank, a descobrir disparates em pequenas histórias. Gostei muito desta atividade porque foi divertida  e pude competir com o meu colega."
                                                                                                                                                       Ana M.

"Quem descobrisse primeiro o disparate, punha o dedo no ar. Quem respondesse primeiro, ia ao quadro escrever. Foi  uma atividade gira."
                                                                                                                                                       Frank P.
                                                                                                                                                        
Passo a apresentar um excerto do trabalho dos alunos:
"1. O António deu um grande salto por cima da sua sombra.
Disparate: a nossa sombra é o nosso reflexo e, por isso, mexe-se como nós. Logo, não podemos saltar por cima dela.
2.O Cristo-rei, já cansado de estar de braços abertos bateu as palmas.
Explicação do disparate: o Cristo-rei não pode bater palmas porque é uma estátua.
3. Um enxame de ovelhas voava de flor em flor.
Explicação do disparate: deverá ser antes: “Um enxame de abelhas voava de flor em flor.”
4. Um homem estava todo nu com uma faca na algibeira.
Explicação do disparate: um homem nu não tem algibeiras pois estas fazem parte do vestuário.
5. Quanto mais o sol brilhava mais de noite se fazia.
Explicação do disparate: o Sol só é visível durante o dia. (...)"

A etapa seguinte consistiu em pedir aos alunos que ilustrassem um dos "disparates" com um desenho da sua autoria. Depois, mostrá-lo-iam ao colega para que o tentasse identificar.

Trabalho do aluno Frank P. do 3º ano (Disparate 1)

Trabalho da aluna Ana M. do 4º ano (Disparate 2)



Objetivos da Atividade: desenvolver a compreensão leitora, desenvolver a capacidade de abstração/raciocínio, promover a adesão e a manutenção da tarefa escrita e desenhar de acordo com instruções escritas.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os super sorrisos!

No dia 15 de Novembro, na E.B.1 do Pinheiro, assistimos a uma palestra sobre higiene oral. A minha intervenção, consistiu em dar apoio personalizado individual aos alunos António J. e João P., ao nível da autonomia pessoal, da mobilidade e da gestão comportamental.
De forma a dar continuidade à mesma temática, pedi aos alunos que desenhassem numa folha exemplos de hábitos saudáveis, bem como alguns alimentos "bons" e "maus" para a saúde dos nossos dentes. A atividade foi feita em trabalho de pares, de forma orientada e a partir de pequenas etapas.
Trabalho do aluno António J., do 2º ano

Trabalho do aluno J.P. , do 3º ano

Objetivos da atividade: utilizar a memória para a recuperação de informação, desenhar para veicular uma mensagem; adquirir competências funcionais.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vamos fazer exercício!

A E.B.1 do Pinheiro tem um espaço exterior bastante grande, propício a jogos e brincadeiras... quando o tempo ajuda, claro! 
Assim, preparámos um percurso colocando, no chão, duas varas com uma pequena altura e alguns pinos ou mecos em linha reta. Se não tiveres os tais mecos, podes usar como obstáculo o que tu quiseres: garrafas de plástico, baldes ou outros objetos do género. O que tens de fazer é contornar os obstáculos, ou seja, em corrida rápida, tens de andar aos SS à volta dos obstáculos ou saltar por cima dos mesmos sem deitar nenhum ao chão. Podes tentar as vezes que quiseres até conseguires.

O J.P. e o António competiram um com o outro de forma saudável e, após este aquecimento, já estavam prontos para o futebol! Mas sempre sem esquecer as regras de segurança.




Objetivos da actividade: correr, contornando obstáculos, desenvolver a capacidade de equilíbrio, saltar uma pequena altura, desenvolver a lateralidade.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Caixa da Amabilidade

Para reforçar e premiar os comportamentos positivos do aluno, construímos, em conjunto, a “Caixa da Amabilidade”, para a qual o aluno contribui, de forma consistente e rotineira, com pequenas reflexões escritas sobre atitudes de amabilidade que teve para com alguém. Desta forma, pretendo, igualmente, encorajar uma atitude positiva e ensinar a visualização positiva, bem como promover a autoestima.

Caixa da Amabilidade: Rui Leite do 6º ano

Caixa das Preocupações

Para encorajar a expressão de emoções e de preocupações, bem como encorajar a aluna a pedir ajuda quando necessita, elaborei, em conjunto com a mesma, a “Caixa das Preocupações”, para a qual a aluna contribui, de forma consistente e rotineira, com pequenas reflexões escritas sobre preocupações/problemas do dia-a-dia, refletindo sobre a forma de os resolver, soluções que passam pela colaboração da diretora de turma e da família. Desta forma, pretendo, igualmente, compreender melhor a aluna, encorajar uma atitude positiva/ ensinar a visualização positiva, bem como promover a autoestima.
De forma a exemplificar a utilidade da referida caixa, a aluna selecionou uma das suas reflexões, melhorou a sua expressão escrita e praticou a escrita no teclado do computador, de forma a publicá-la aqui:


" Tenho recebido mensagens escritas, anónimas, no meu telemóvel. Esta situação preocupa-me pois já no ano passado me aconteceu a mesma coisa. No ano passado, fui à Vodafone para tentar descobrir quem era o autor das mensagens. Como não consegui, acabei por mudar o meu número de telemóvel. Este ano, se a situação continuar, volto a fazer o mesmo.


Solução: Só dar o meu número de telemóvel a quem for conhecido e de confiança. Contar o sucedido à minha diretora de turma e aos meus pais. Não responder às mensagens para não alimentar quaisquer expetativas do autor".

Caixa das Preocupações: aluna do 6º ano

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bullying na escola

A partir de uma pesquisa orientada na Internet sobre Bullying, procurei ensinar competências que ajudem o aluno a resolver conflitos, a ter mais confiança em si próprio e nos outros, a gerir a raiva, a fazer amigos e a ser mais assertivo, usando situações do quotidiano como ponto de referência e sempre com a colaboração da diretora de turma e da família.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Jogo dos Vampiros

Um jogo temático, alusivo a esta data festiva, foi a estratégia utilizada para se desenvolverem várias competências específicas. Serviu de motivação para a leitura de enunciados escritos, uma tarefa a que nem sempre os alunos aderem com facilidade, e para aprender a seguir instruções escritas. Para além disso, o trabalho de pares ajudou a desenvolver competências sociais e de comunicação.

E.B.1 da Sr.ª do Monte

Objetivos da atividade: aumentar os períodos de atenção/concentração, promover a adesão a tarefas que impliquem leitura, promover a velocidade da leitura e a compreensão leitora, desenvolver a capacidade de seguir instruções escritas; desenvolver competências de comunicação e de sociabilização.