quarta-feira, 22 de junho de 2011

Marcha solidária pelas crianças e jovens órfãs de pais que morreram com SIDA - 21 de Junho


Esta marcha solidária realizou-se ontem, dia 21 de Junho, e envolveu toda a comunidade escolar. Esta actividade esteve associada a uma acção de solidariedade para com a Organização "Eu e os meus Irmãos" que apoia crianças e jovens órfãos de pais vítimas de SIDA em Moçambique.

Turma do 5º I, da qual faz parte o meu aluno Rui L.
E como o ano lectivo está a chegar ao fim, despeço-me de todos os seguidores, amigos, pais e alunos com votos de boas férias!
Um bem-haja a toda a escola.
Paula Silva


Objectivos da Actividade: criar um espaço de entendimento, cooperação, diálogo, solidariedade e, sobretudo, de aceitação do companheiro/companheira de escola, criar empatia com o aluno, promover o auto-conhecimento, promover a assertividade.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

3ª Edição do Concurso Literário de Tema Livre na E.B. Padre Donaciano Abreu Freire

Concorri a esta 3ª edição com dois trabalhos produzidos pelos meus alunos com necessidades educativas especiais: um intitulado "O menino que falava notas de música" e o outro intitulado "A Maria invisível".
Os nossos trabalhos não se enquadravam lá muito bem no regulamento de participação, mas lá tentámos a nossa sorte... por sermos diferentes... e especiais! Ora vejamos, não foram usados pseudónimos, uma vez que os encarregados de educação autorizaram a publicação e o uso do nome dos educandos para fins educativos e, dadas as especificidades das crianças, os pequenos textos, foram acompanhados de muuuuiiitas ilustrações... porque uma imagem vale por mil palavras!
A Cristiana e o Sandro, do 5º ano, autores e ilustradores do segundo trabalho, foram bons ajudantes na preparação e organização dos trabalhos: ordenaram as páginas e prenderam-nas com um laço dourado. Depois, foi só colocá-los em envelope fechado.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ligar actividades sob um tema comum

A leitura da fábula "O leão tolerante e o ratinho brincalhão" permitiu treinar a atenção/concentração, a memória e os conceitos temporais num exercício de ordenação de imagens, de acordo com a sequência da acção da história ouvida.

Trabalho do aluno Frank da E.B.1 da Sr.ª do Monte
Trabalho do aluno Rui Leite do 5º ano da escola Padre Donaciano Abreu Freire

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ensinar a Tolerância

A leitura e exploração da fábula "O Leão tolerante e o ratinho brincalhão" foi uma das estratégias que utilizei para trabalhar os Relacionamentos Interpessoais. 

O reforço visual é um auxiliar importante
                      
Dá a tua opinião e reflecte:

Pareceu-te bem o que o leão fez?
Achas que o ratinho agradeceu a tolerância do leão?
O que é para ti ser tolerante?
Com que frequência te comportas como o leão da fábula?
Na escola, os teus colegas são tolerantes? Por que motivo se comportam dessa maneira?
O que será necessário para ser tolerante?
Ser tolerante ajuda-nos a estar melhor com os outros? Porquê?


Objectivos da Actividade: criar um espaço de entendimento, cooperação, diálogo, solidariedade e, sobretudo, de aceitação do companheiro/companheira de escola.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jogos de concentração

Saliento este jogo da Estúdio Didáctico,da sala de Jardim de Infância da Sr.ª do Monte, para trabalhar diversos conteúdos, tais como a Atenção/Concentração, a Memória e a Aquisição de Conceitos Básicos. Os diversos cadernos com jogos de associação de imagens promovem actividades diferentes:  procurar e comparar, ver e relacionar, aprender a contar, cores e formas, aprender a calcular, identificar e combinar, pensar e associar, jogos de concentração (...)


Sobre o caderno, é colocada uma caixa que permite mover as 6 peças. 
Caderno de Jogos de Concentração
 A Ana O., do J.I. da Sr.ª do Monte,  realizou, com a ajuda da professora, dois dos onze jogos de concentração: indicou o animal que via através do buraco e associou as peças para descobrir as fotografias correctas. A aluna precisou de observar, comparar e classificar atentamente para completar de modo adequado os exercícios. Assim, pôde desenvolver, de forma consistente, a sua capacidade de concentração.

Para verificar se o exercício foi feito correctamente: fecha-se a caixa com a peças  lá dentro e vira-se ao contrário para se verificar se o puzzle cromático e geomético foi concluído.

Na minha opinião, a vantagem destes jogos, para além de serem apelativos e originais, é o facto de serem auto-correctivos, conferindo ao aluno, após algum treino, bastante autonomia. O processo de auto-correcção é também bastante fácil, pois dá um reforço visual (forma e cor). A única desvantagem deste jogos é, sem dúvida, o seu preço!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia da Criança

  • Como já deves ter ouvido falar, as Nações Unidas aprovaram uma lei chamada "Convenção sobre os Direitos das Crianças". Essa lei tem 54 artigos que explicam cada um dos teus direitos.
     

    ARTIGO 1º
    Todas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os seus direitos escritos nesta convenção.
     

    ARTIGO 2º
    Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.

              
    ARTIGO 3º
    Quando um adulto tem qualquer laço familiar ou responsabilidade sobre uma criança, deverá fazer o que for melhor para ela. (...)
    ARTIGO 6º
    Toda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.
     
    ARTIGO 7º
    Tens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres 
    educado pelos teus pais.
     

    ARTIGO 9º
     Não deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois. (...)