sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cartaz para o Dia da Mãe


Os alunos Frank, Paulo, Sara e Ana O. da E.B.1 da Srª do Monte colaboraram num projecto comum, no âmbito da celebração do Dia da Mãe. Esta actividade permitiu trabalhar diversas áreas contempladas nos Programas Educativos Individuais destes alunos e o resultado foi bastante positivo.



Veja os diferentes passos da actividade...




terça-feira, 26 de abril de 2011

Identificar Modelos

Quem são os modelos dos alunos? Celebridades? Membros da família? Outros adultos que conhecem e admiram? Amigos? Este é um excelente tópico para uma discussão na aula e revela muito da pessoa que o aluno admira e que, provavelmente, tentará imitar. 
Algumas perguntas que se podem colocar ao aluno:  Que faz de alguém um modelo? Porque é tão importante ter modelos? Porque sentes tanta admiração pelos teus teus modelos? Que qualidades especiais é que eles têm? Gostarias de um dia ter essas qualidades? Os teus modelos são uma influência positiva na tua vida?



Segue-se, a título de exemplo, o trabalho do aluno Rui L. da E.B. Padre Donaciano Abreu Freire:
O meu ídolo

Nome: Inês Azevedo
Idade: 63
Profissão: funcionária da câmara
Parentesco: Avó
História de Vida: A minha avó é viúva e está-me a criar a mim e ao meu irmão Ruben que tem 10 anos.  Eu gosto de tudo o que ela faz. Ela cozinha muito bem. E trata-nos muito bem. Gosto muito de passear com a avó.
Estatura: Alta
Olhos: verdes
Cabelo: castanho
A minha avó é: dedicada, encantadora, bem-disposta, inteligente, humilde, meiga e trabalhadora.  


Objectivos da Actividade: saber e compreender porque o aluno actua de um determinado modo; promover/treinar a assertividade, de modo a não ter crenças incompatíveis; promover o auto-conhecimento e a auto-estima; valorizar qualidades e competências sociais.                                                                                                                                                                                 

sábado, 16 de abril de 2011

Dia Mundial da Voz

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Voz, apresento-vos uma história escrita e ilustrada pelos meus alunos, agora em novo formato. Espero que apreciem. 
Clique em fullscreen.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Páscoa

É sempre interessante realizar actividades na altura da Páscoa. Uma das actividades que as crianças mais gostam de fazer é de pintar os símbolos da Páscoa: ovos e coelhos...

Trabalho do J.P. e do António da E.B.1 do Pinheiro

Trabalho da Ana do J.I. da Sr,ª do Monte

Trabalho do António da E.B.1 do Pinheiro

Trabalho do J.P. da E.B.1 do Pinheiro

Objectivos da actividade: controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, estimular a comunicação compreensiva, desenvolver a estruturação espacial, desenvolver o sentido estético, aumentar os tempos de atenção/concentração, desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la, identificar, progressivamente, os números.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Estruturação espacial


Objectivos da actividade:  estimular a atenção/concentração, contribuir para a adesão à tarefa, a partir do leque de interesses da criança, promover o desenvolvimento da motricidade fina da mão, estimular a aquisição de conceitos básicos.