terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Costura criativa

Com a orientação da professora de Educação Especial e da Educadora, a Ana do J.I. da Sr.ª do Monte costurou uma carteira. Vejam as diferentes etapas:

O material necessário: sarapilheira, novelos de lã de cores diversas, agulha de ponta redonda, tesoura e marcadores de cores correspondentes

O desenho feito a marcador, fazendo uso de figuras geométricas e de cores distintas 

Os primeiros pontos

A frente e o verso

A bainha a toda a volta

A Ana descobriu que o seu trabalho poderia dar uma linda carteira.
Para isso, fez um cordão com a ajuda da Educadora para poder usá-la ao ombro.
Objectivos: estimular a atenção/concentração, contribuir para a adesão à tarefa, a partir do leque de interesses da criança, promover o desenvolvimento da motricidade fina da mão, estimular a aquisição de conceitos básicos e a aquisição de vocabulário (Comunicação expressiva e compreensiva).

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A aprendizagem da leitura e da escrita

Recurso para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Autor: José Bustillo Rendón. Segundo prémio de Materiais Educativos Curriculares 2007 do Ministério da Educação Espanhol- Instituto das Tecnologias Educativas.

Na minha opinião, este recurso só é vantajoso a par da realização de exercícios de pré-escrita e de grafismo, em suporte papel ou na lousa, e do treino e domínio do gesto e do instrumento de escrita ou desenho (pincel, lápis de carvão, lápis de cor, marcador, caneta, pau de giz). Em todo este processo de aprendizagem, parece-me que este recurso será útil na percepção e na compreensão da imagem a reproduzir. O recurso ao programa pode resultar, numa primeira etapa, pois a criança visualiza os movimentos motores que terá de reproduzir, para, depois, treinar no papel/lousa, ou até mesmo o contrário. Dependerá do contexto. Assim, este recurso pode ser usado para explicar:
-uma direcção gráfica (escrevemos horizontalmente da esquerda para a direita);
-as noções de cima/baixo (n/u), de esquerda/direita, de oblíquas/curvas (g);
- a noção de antes e depois, sem o que a criança não inicia o seu gesto no lugar correcto.

Tipo de Recurso: gratuito.
Vantagens: Estimula a memória visual, o domínio do gesto, a estruturação espacial e a orientação temporal, no que diz respeito à escrita das primeiras letras. Oferece diversos recursos ao professor que, pela semelhança entre as línguas, podem ser usados na sua prática educativa. Está dividido por níveis, o que permite ao professor estruturar etapas e aquisições, sendo bastante apelativo ao nível gráfico e ao nível do suporte auditivo.
Desvantagens: Ser em Castelhano, o que pode, sem a orientação do professor e as devidas adaptações, induzir a aquisições erradas.
Onde o pode encontrar: Neste blogue, em Recursos e Moradas também Especiais com a etiqueta Aprendizagem leitura/escrita (Castelhano).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fazer digitinta

A Ana do J.I. da Srª do Monte esteve a colorir uma lagarta de acordo com o código cromático dado.

 
Vejam como ficou bonita. Parabéns Ana!
Objectivos da actividade: desenvolver a capacidade de atenção/concentração, desenvolver a motricidade fina da mão, estimular a aquisição de conceitos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um boneco de neve

O J.P. da E.B.1 do Pinheiro vestiu um boneco de neve numa actividade de recorte e colagem. Como podem ver, ele está de parabéns pelo seu empenho!
 O molde para recortar


A colagem
O trabalho final

Objectivo da actividade: desenvolver a coordenação óculo-manual

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vestir uma boneca

Objectivos da actividade: falar, adquirir linguagem

  A Inês do J.I. das Laceiras esteve a treinar a articulação de palavras simples dentro da área vocabular de Vestuário. Como motivação, a criança realizou uma actividade que consistiu no recorte e colagem de uma figura humana.
Os moldes

 

O trabalho final. Parabéns Inês!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vamos ao museu?

Vale a pena ver, quer seja para conhecer, quer para relembrar. 

Em Portugal já é possível fazer visitas virtuais aos monumentos, com a qualidade que estes links testemunham:
Links directos:

Mosteiro dos Jerónimos – Lisboa

http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=75047666-4597-4a28-ae77-9b7567c4732b

Convento de Cristo - Tomar

http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=82e66d80-439e-4f29-bc9b-576e98efee57

Mosteiro da Batalha

http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=42bb5d98-e786-4f02-bb5f-2aa349af28dd

Mosteiro de Alcobaça

http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=c26617b5-acd3-422e-998f-5bd163a99efc

Links indirectos :

Depois de entrar na pagina clique em visita virtual


Fortaleza de Sagres

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Fortaleza_Sagres.aspx

Mosteiro Santa Clara Velha - Coimbra

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Mosteiro_Santa_Clara_Velha.aspx

Mosteiro de São Martinho Tibães - Braga

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Mosteiro_Sao_Martinho_Tibaes.aspx

Museu Grão Vasco - Viseu

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Grao_Vasco.aspx

Museu Nacional do Azulejo - Lisboa

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Nacional_Azulejo.aspx

Museu Nacional de Arte Antiga - Lisboa

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_nacional_arte_antiga.aspx

Palácio Nacional da Ajuda - Lisboa

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Ajuda.aspx

Museu Soares dos Reis - Porto

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Soares_Reis.aspx

Palácio Nacional de Mafra

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Mafra.aspx

Palácio Nacional de Queluz

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Queluz.aspx

Palácio Nacional de Sintra

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Sintra.aspx

Torre de Belém - Lisboa

http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Torre_Belem.aspx