terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Para formar palavras...

Logo após a sua aquisição, este jogo tornou-se rapidamente numa ferramenta de trabalho versátil e aplicável a qualquer idade. No Jardim de Infância tem-me ajudado a trabalhar as letras do nome próprio; no 1º Ciclo, a ensinar e consolidar os casos de leitura, tornando-se num instrumento de remediação de dificuldades de leitura e escrita. Logicamente que isso implica afastarmo-nos drasticamente das regras do jogo ou mesmo anulá-las. Mas o que importa se o importante é ver o aluno motivado para aprender e a superar as suas dificuldades?
Este aluno que está a aprender as primeiras letras no 1º ano foi ordenando conjuntos de letras previamente fornecidos, de forma a formar palavras que já conhecia. Desta forma, o aluno foi alinhando as peças no tabuleiro de forma a melhor visualizar todas as palavras formadas.

A tarefa seguinte consistiu em ler, com a ajuda da professora, todas as palavras em voz alta. Finalmente, o aluno foi capaz de, oralmente, criar uma frase para cada palavra.
Para alunos mais velhos, uma variante poderá ser a criação de uma frase em que entrem várias palavras do tabuleiro ou mesmo uma pequena história em que entrem todas as palavras do tabuleiro. Esta actividade pode ser feita oralmente ou por escrito ou até mesmo se pode pedir ao aluno que escreva a sua história após a ter contado, de forma a treinar a memória.

O jogo como instrumento para fomentar a interacção

O jogo é a actividade mais natural da criança e uma criança que joga é uma criança que se socializa, uma vez que atrvés do jogo aprende a cooperar, a comunicar, a partilhar e a criar normas sociais.
UM DOMINÓ
Considero este dominó bastante mais apelativo do que muitos que tenho visto. Traz uma roleta (que as crianças adoram!) e cartões com números e desenhos para aprender a contar e a associar. É óptimo para a iniciação ao cálculo.

Este temos jogado de acordo com as regras. As regras são as mesmas de qualquer dominó.

Este jogo também o levo sempre comigo pois, como entusiasma os alunos, uso-o para intercalar com actividades que exijam um esforço mental maior. Desta forma, evitam-se ou atenuam-se episódios de frustração ou desistência.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um palhaço reciclado

Objectivo da actividade: manusear diferentes materiais e técnicas, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, fomentar a linguagem, desenvolver a estruturação espacial, distinguir as cores e as formas.

Este é um dos cantinhos de trabalho do Jardim de Infância da Senhora do Monte onde se pode dar largas à imaginação. Temos todo o tipo de materiais ao nosso dispor numas gavetinhas azuis: tampas de plástico, lã, massas e feijão seco, botões, embalagens de todo o tipo... uma verdadeira reciclagem! A A. fez uso de tudo um pouco e, após uns saltitos e algumas distracções, eis que se avista um palhaço colorido e alegre! Bom trabalho! Olha... mas onde é que vais? Vamos agora arrumar tudo! Ah, eu é que tenho de arrumar?! ... Pois, é que a A. já está no cantinho da leitura....

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Máscara de Carnaval

Objectivo da actividade: manusear diferentes materiais e técnicas, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, fomentar a linguagem, desenvolver a estruturação espacial, distinguir as cores, desenvolver o sentido estético e desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la.
A aluna do 2º ano da S.ª do Monte pintou a cara do palhaço com cores vivas.

Colou a imagem numa folha de cartolina A4 e recortou-a. Com um xizato, fez a abertura dos olhos.

Por fim, decorou-a com serpentinas e confetti de Carnaval.

Ficou muito bonita, não acham? A A. é muito cuidadosa e briosa do seu trabalho!


O A. do 1º ano também esteve muito empenhado na elaboração da sua máscara de Carnaval. Ele foi incansável e nunca se distraiu com estímulos irrelevantes. Foi capaz de levar a tarefa até ao fim, cumprindo as suas diversas etapas. Vejam como foi cuidadoso com o material escolar e vejam como tem a sua mesa organizada. Estou muito orgulhosa do seu trabalho! Muito bem!